Pesquisa Ibope: 58% dos brasileiros não sabem a diferença entre medicamento genérico, referência e similar

genérico-referência-similar
Foto: Shutterstock

64% dos pesquisados sabem da importância do farmacêutico para efetuar corretamente uma possível substituição do medicamento prescrito

A maioria dos brasileiros (69%) não tem conhecimento sobre quais são essas regras e 58% ainda desconhecem a diferença entre os medicamentos genéricos, similares e de referência.

Diferenças entre os diferentes tipos de medicamentos: genérico, referência e similar

De acordo com a pesquisa, 58% dos brasileiros desconhecem a diferença entre medicamentos genéricos, similares e de referência.

medicamento de referência é aquele cuja eficácia e segurança foram comprovadas cientificamente e geralmente é o primeiro medicamento disponibilizado para determinado princípio ativo.

Já o medicamento genérico possui o mesmo princípio ativo e as mesmas características do  referência (concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação) mas se apresenta sempre somente com o nome do princípio ativo.

Por fim, o medicamento similar é aquele que, assim como o genérico, contém o mesmo princípio ativo,  a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação do medicamento referência, sempre sendo identificado por um nome comercial (marca).

A eficácia e a segurança dos similares também é atestada via estudos de bioequivalência com o referência.

Fonte: Merck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *