Entenda sobre o certificado da vacina contra a Covid-19

certificado-vacina-covid
Foto: Shutterstock

Documento comprova a conclusão do esquema vacinal

Para quem já completou a vacinação contra Covid-19, seja com imunizante de uma ou de duas doses, é possível obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde (MS) de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.

O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal.

E pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Importância do certificado da vacina contra a Covid-19

O certificado, contudo, não tem validade internacional, ficando, então, a critério de cada país decidir sobre sua aceitação.

Portanto, o mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte, então, as informações mais atualizadas junto à embaixada do país que pretende visitar.

Conecte SUS

Para emitir o Certificado Nacional de Vacinação, é necessário acessar o site ou o aplicativo Conecte SUS.

Para ter acesso ao Conecte SUS, é necessário ter um login na plataforma Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal. Quem ainda não se cadastrou pode fazer na hora, seja acessando o site ou o aplicativo.

Uma vez feito o login, ao clicar no ícone Cidadão, a pessoa terá acesso a uma série de serviços, incluindo o histórico de utilização do SUS. Na opção do menu Vacinas, deve constar as doses contra covid-19 que foram tomadas.

Para emitir o CNV, deve-se, então, marcar a opção Certificado de Vacinação.

O aplicativo dá também a opção de baixar uma versão em PDF do comprovante. 

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.