Reconheça os diferentes tipos de antialérgicos e suas aplicações

reconheca-os-diferentes-tipos-de-antialergicos-e-suas-aplicacoes
Fonte: Shutterstock

Os antialérgicos são usados para um alívio rápido dos sintomas de alguma alergisa ou para tirar o incômodo da crise alérgica

Um antialérgico é um medicamento desenvolvido com a finalidade de inibir a ação da histamina, um medidor químico secretado pelo corpo, que causa os sintomas de diversos tipos de alergia, principalmente a rinite e a urticária.

Quando se fala nessa categoria de medicamentos, existe uma divisão em dois grupos, a partir de fatores como a formulação, os efeitos e o foco da ação.

Anti-histamínicos de primeira geração

São aqueles medicamentos com formulação baseada em substâncias lipofílicas.

Elas são rapidamente absorvidas pelo intestino, bloqueando a ação da histamina por todo o corpo.

Como ele age também no cérebro, é, portanto, um medicamento que causa alguns efeitos colaterais, como sonolência e fome.

No geral, esses antialérgicos são indicados para pessoas que buscam alívio rápido para os sintomas da alergia ou que possuem dificuldade em descansar devido ao incômodo das crises alérgicas.

São considerados, então, uma ótima opção para serem administrados à noite.

Anti-histamínicos de segunda geração

Possuem absorção mais lenta pelo organismo, o que faz com que sejam administrados entre uma e duas vezes ao dia, conforme indicação médica. 

Além disso, causam menos sedação, com efeitos leves nas habilidades psicomotoras.

Além dos efeitos colaterais, os anti-histamínicos apresentam diversas contraindicações, como é o caso de pessoas com problemas hepáticos ou que estão em tratamento à base de antidepressivos. 

Fonte:  Portal Neo Pharma (Neo Química)/ Assistência Farmacêutica Avançada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *