Antibióticos podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional

antibióticos-anticoncepcional
Foto: Shutterstock

Pesquisa diz que as mulheres que usam antibióticos e anticoncepcional juntos devem redobrar as precauções para evitar uma gravidez indesejada

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, fornece evidências de que os antibióticos podem reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional.

Isso significa que as mulheres que usam os dois tipos de drogas ao mesmo tempo devem tomar precauções extras para evitar uma gravidez indesejada!

O estudo não conseguiu provar causa e efeito, no entanto, segundo os pesquisadores, há uma interação de drogas antibacterianas com contraceptivos hormonais, o que pode potencialmente prejudicar a eficácia dos anticoncepcionais.

O risco varia de mulher para mulher, de acordo com sua constituição fisiológica e circunstâncias.

Contudo, os pesquisadores concordam que se uma mulher está em uso de anticoncepcionais hormonais e antibióticos, ela deve ser aconselhada a adotar medidas contraceptivas extras.

Fonte: Viva Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *